Energética Aliança – CGH Aliança – 2MVA 34,5kV

Nome do Projeto: CGH ALIANÇA
Cliente: Grupo Maggioni – Energética Aliança
Data Inicio do Projeto: Dezembro 2018
Data da Finalização do Projeto: Março 2020
E-mail: [email protected]
Executor: Mecol Engenharia, Hidroenergia e Enerwatt

O Grupo Maggioni é formado por uma sociedade familiar conduzida pelos irmãos Volmir Maggioni e Volmar Maggionni, com grande tradição na agricultura e na pecuária, o grupo inicia também os investimentos na geração de energia elétrica como Produtor Independente de Energia (PIE). O primeiro empreendimento denominado CGH ALIANÇA 1 sob tutela da empresa Energética Aliança do grupo, iniciou suas atividades em fevereiro de 2020.

 

O histórico do projeto da CGH Aliança 1 iniciou-se a quase uma década atrás com uma consultoria realizada pela empresa gaúcha de projetos básicos hidráulicos Trópico Engenharia. Naquela época foram verificados dois aproveitamentos hidráulicos na Fazenda Aliança de propriedade da família Maggioni; As CGHs Aliança 1 e 2 com potência nominal de geração de 1,8 MW e 3,5 MW estão localizadas no Rio Ariranha no município de Jataí – GO. O Grupo iniciou as obras pelo  aproveitamento, CGH Aliança 1 que atualmente se encontra em plena geração desde o início do ano de 2020, a CGH Aliança 2 se encontra em fase de projeto e a expectativa é que entre em funcionamento no final de 2021.

 

A CGH ALIANÇA 1 é uma usina que emprega duas (2) turbinas hidráulicas tipo Kaplan S, eixo horizontal, n=400 RPM, H=9,5 m, Q=11 m³/s. As referidas turbinas acionam geradores do tipo Síncrono de potência nominal de 1.000 kVA, 660 V, FP=0,9, 900 kW, excitação brushless. Cada unidade apresenta sistema de proteção por relé digital. Os relés empregados para proteção do sistema são do modelo SEL-351-A da fabricante Schweitzer Engineering Laboratories (SEL). Os geradores são conectados na rede local em 34,5 kV através de um transformador elevador de 2000kVA, a interface com a concessionária é feita com um religador da marca EATON.

 

A Vorbe Engenharia prestou serviços de interface a concessionária, projeto de subestação MT, telecontrole em padrão da concessionária, engenharia do proprietário dos sistemas de potência e projetos de melhoria de rede, sendo 3 religadores de linha telecomandados.

QUAL FOI O DESAFIO?

O maior desafio estava relacionado ao fato de que durante a homologação da usina junto a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e de aprovação de projeto na concessionária local  ocorria uma troca da então concessionária pública CELG-D pela privada ENEL-D. Essa Mudança fez com que houvesse uma vacância nas informações e entretenimento dos responsáveis pela aprovação da conexão, além de dificultar o fluxo normal do projeto.

EM QUE FOMOS ALÉM ?

A Vorbe assumiu todas as frentes do processo de conexão, sendo autorizada a realizar as tomadas de decisão da parte de potência, telecomunicação e medição da USINA. Fomos responsáveis pela contratação e fiscalização das empresas de serviço de comunicação satélite, contratação e fiscalização das empresas de Sistema de Medição de Fronteira e de proteção elétrica, além de acertar todo o acordo operativo da usina com a concessionária. Podemos destacar que neste projeto a capacidade de conversar em várias frente e suprir a necessidades do cliente em aspectos diferentes da contratação inicial, garantindo o sucesso na energização do acessante.

DEPOIMENTO

Quem provou comprova!

Separator-Image-Blue

“Nosso primeiro contato com a Vorbe foi na obra da CGH ALIANÇA no município de Jataí-GO, eles nos auxiliaram no quesito de conexão, projeto de entrada de energia e rede; estávamos à época com dificuldades relacionadas a transição da concessionária CELG para ENEL, e as dificuldades de conexão estavam bem latentes e a Vorbe nos auxiliou de forma brilhante. Neste momento, estamos conduzindo mais 14 projetos na região de Rio Verde e Jataí e todos eles já contam com o apoio da empresa. Eu aqui referendo o a empresa de excelente qualidade e competência.”

Epitácio Barzoto
Trópico Engenharia
Conselheiro Associação Gaúcha de CGH e PCH.
Vice Presidente da Associação Goiana de CGHs e PCHs.